top of page

Time

Foto em preto e branco de uma mulher sorrindo, usando um casaco e com as mãos levantadas na frente do corpo, mostrando as palmas das mãos sujas. Ela parece estar ao ar livre e há uma pessoa desfocada ao fundo, vestindo uma camisa xadrez.

Diretora

JUSSARA MIRANDA

FOTO: Cris Lima

Artista, gestora, coreógrafa e pesquisadora com sólida formação em dança, estudou com mestres renomados como Tony S. Petzhold, Walter Arias e Heide Tegeder. No exterior, formou-se em jazz pela Al Gilbert School (EUA) e acompanhou processos criativos em companhias como Sasha Waltz (Berlin/GE), Batsheva (Tel Aviv/ Israel) e Palucca University (Dresden/GE). Ministrou oficinas e participou de festivais em países como Alemanha, Espanha, França, Argentina, Portugal e Equador. Fundadora da Muovere Cia de Dança (1989), desenvolve projetos voltados à infância, acessibilidade, periferias e público espontâneo, como Tóin Dancinfância, Desvio e In Situ. Atua em formação, tecnologia, inclusão e políticas públicas. Já circulou por 13 estados brasileiros e acerva mais de 100 coreografias e diversas premiações, como o Prêmio Funarte Klauss Vianna, Procultura/MinC e Circuito SESC Palco Giratório. É autora de publicações acadêmicas e educativas, como a Cartilha da Dança em Braille, e participou como palestrante em eventos e fóruns nacionais. Recebeu reconhecimento como Destaque Cultural (2014) e teve sua trajetória homenageada na Sala da Dança – Complexo Multipalco Eva Sopher (2023). Membro de comissões de seleção e curadoria em nível nacional.

Fotografia em preto e branco de uma mulher negra de cabeça raspada, com expressão artística. Ela está de frente, com os braços erguidos e as mãos abertas próximas ao rosto, criando um efeito visual interessante com os dedos espalhados. O fundo é claro e desfocado, destacando ainda mais a figura central. A pessoa veste uma blusa sem mangas. A imagem transmite uma sensação de movimento ou dança.

Bailarina

JOANA AMARAL

FOTO: Cris Lima

Joana Amaral é bailarina e facilitadora de LIBRAS com mais de 16 anos de experiência na Muovere Cia de Dança. Graduada em Educação Física e Psicopedagogia, possui especialização em Educação de Surdos. Além de compor o elenco, Joana atua como coreógrafa, ensaiadora e responsável técnica por oficinas como "TÓIN: Educandança", focada no estímulo da motricidade em bebês. Seu trabalho se estende também à educação, desenvolvendo projetos em diversas instituições de ensino.

Fotografia em preto e branco de uma mulher branca de cabelos longos com expressão artística. Ela está olhando para cima, com os braços levantados e as mãos próximas ao rosto, como se estivesse fazendo um carinho no rosto ou um gesto performático. A pessoa veste uma jaqueta e o fundo está desfocado, sugerindo um ambiente interno com janelas.

Bailarina

LETÍCIA PARANHOS

FOTO: Cris Lima

Letícia Paranhos é artista, coreógrafa e diretora do Espaço N. Graduada em Educação Física e especializada em Dança e Consciência Corporal, possui formação em Ballet Clássico e Dança Contemporânea, além de uma trajetória de 15 anos como atriz. Sua carreira inclui colaborações com renomados coreógrafos e diretores de teatro de Porto Alegre e de outras cidades, consolidando uma atuação marcada pela investigação do corpo em movimento e pela integração entre arte, presença e criação.

Fotografia em preto e branco de uma mulher dançando. A mulher está com a cabeça inclinada para trás, sem mostrar seu rosto, os braços abertos para cima, com os dedos das mãos abertos e alongados, sugerindo um movimento expressivo forte de dança. Ela veste uma roupa clara, que parece um vestido ou figurino de balé, fundo é escuro, destacando ainda mais a figura e o movimento do corpo.

Bailarina

LAUREN LAUTERT

FOTO: Cláudio Etges 

Iniciou sua formação em Ballet Clássico com Maria Cristina Fragoso, dando seguimento com os mestres João Luiz Rolla e Jane Blauth. De 1989 a 1996 integrou a Línea Cia. de Dança, atuando como Bailarina e coreógrafa. Em 1997 iniciou seu aprendizado em Dança Contemporânea, com Jussara Miranda, vindo a integrar a Muovere Cia. de Dança em 1998, atuando como bailarina e ensaiadora. Paralelamente, em 2002 atuou como co-criadora e bailarina do espetáculo "Grand Genet: Nossa Senhora das Flores", premiado com o Açorianos de Dança. Em 2004 recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Bailarina com o espetáculo Aventuras, da Muovere Cia. de Dança. Em 2018 participou como bailarina e co-criadora do espetáculo cllã, também premiado com Açorianos de Dança. Em 2020 foi contemplada com o Prêmio Olhares da Cena de Melhor Bailarina, com o espetáculo _cllã_ , participando com este mesmo espetáculo, em 2022, do 16º Festival Palco Giratório.

Foto em preto e branco de um homem usando boné, aparentemente colando um cartaz em um poste coberto de outros cartazes e papéis. Ele está com o braço esticado, olhando para o que está fazendo. O fundo é desfocado, mas parece ser uma área urbana, uma rua ou calçada.

Coordenador de Produção

JACK GARCIA

FOTO: Cris Lima

Jack Garcia, desde 2019, lidera projetos culturais na Agência VamoDale combinando sua formação em Marketing, especializações em Pedagogia Social e Direitos Humanos com projetos culturais. Mais de 20 anos de experiência com festivais, turnês nacionais e internacionais, produções e marketing cultural. Editor do livro "BARROS386 - CRÔNICAS DE GARAGEM" e produções audiovisuais em colaboração com o History Channel e Ubisoft. Atua na educação social de alta complexidade e mantém articulações com o Grupo OPNI e Favela Galeria de São Paulo e com a produtora F1RE Records e o Instituto Cultural Torus de Porto Alegre.

Foto em preto e branco de um homem branco, de barba cheia e cabelo escuro, olhando diretamente para a câmera. Ele tem expressão neutra, usa uma camiseta escura e o fundo está desfocado, com tons claros. A imagem parece ter sido tirada em um ambiente externo, pois mostra galhos desfocados ao fundo.

Efeitos Luminosos

e Atuador

GUILHERME MALGARIZI

FOTO: AcervoPessoal

Gui Malgarizi é artista, diretor de dança, dramaturgista e iluminador (DRT: 19725/RS). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS/2007) e Mestrando em Artes Cênicas (PPGAC-UFRGS). Atua junto à Macarenando Dance Concept (Porto Alegre/RS) desde sua fundação e como colaborador da Muovere Cia de Dança Contemporânea (Porto Alegre/RS). Participou de festivais de artes cênicas, como Porto Alegre em Cena, Porto Verão Alegre e Palco Giratório. Sua pesquisa tem como motor fundante o trabalho dos elementos da dança para abordar a composição e execução de projetos luminotécnicos de obras cênicas. Recebeu o Prêmio Olhares da Cena 2020 na categoria Melhor Iluminação pelo espetáculo “Dance a Letra... Caetano”, o Prêmio Açorianos de Dança 2024 na categoria Destaque Artístico pela dramaturgia do espetáculo “Onde está Cassandra?” e o Prêmio Olhares da Cena pela iluminação do espetáculo “Onde está Cassandra?”. Atualmente, desenvolve a pesquisa acadêmica: “O Corpo e o Movimento do Iluminador sob a Perspectiva da Dança”, sob orientação da artista e pesquisadora Dra. Luciana Paludo (PPGAC-UFRGS).

Foto em preto e branco de um homem com barba curta, usando uma jaqueta de botões. Ele está com as mãos levantadas, uma próxima ao rosto e a outra mais acima, com os dedos abertos, como se estivesse gesticulando ou dançando. O fundo é escuro, destacando a figura do homem.

Diretor Artístico

DIEGO MAC

FOTO: Cris Lima

Diego Mac é multiartista, reconhecido por seu trabalho como diretor de dança e pela inovação na integração de dança com tecnologias 3D e blockchain. Com mais de 25 anos de experiência na área cultural, é doutorando em  Artes Cênicas (UFRGS), diretor da Macarenando Dance Concept e da Muovere Cia de Dança. Seu trabalho foi premiado internacionalmente e destacado em eventos como o NFT.NYC e a Non Fungible Conference. Com mais de 40 peças de dança 3D criadas e participação em exposições globais, Diego é uma figura proeminente no cenário artístico contemporâneo.

Pessoa cobrindo o rosto parcialmente com as mãos , com expressão facial exagerada e olhos bem abertos. As duas mãos no rosto, em um gesto dramático, lembram a famosa pose do quadro "O Grito" de Edvard Munch. A imagem está em preto e branco e parece ter sido tirada em um ambiente externo.

Bailarino

DENIS GOSCH

FOTO: Cris Lima

Denis Gosch é um artista versátil com 25 anos de experiência em teatro e dança, atuando como ator, diretor, bailarino, coreógrafo e produtor cultural. Bacharel em Interpretação Teatral pela UFRGS, participou de turnês pelo Brasil, MERCOSUL e Europa com companhias renomadas. Recebeu os Prêmios Tibicuera e Braskem de Melhor Ator, além de diversas indicações nos Prêmios Açorianos de Dança e Teatro. É membro da Macarenando Dance Concept e da Muovere Cia de Dança Contemporânea, além de coordenar grandes produções no Natal Luz de Gramado e já ter integrado a equipe de coordenadores de produção do Porto Alegre em Cena.

Foto em preto e branco de uma mulher de cabelos cacheados e compridos, olhando para cima e segurando um pôster, como se estivesse colando em um poste ou uma estrutura metálica. Ela está usando uma blusa escura e parece estar concentrada ou pensativa.

Bailarina

ANNITA BRUSQUE

FOTO: Cris Lima

Annita Brusque é uma artista com experiência em ginástica, dança e circo. Graduada em Educação Física pela PUCRS, atua como coreógrafa, professora, bailarina e acrobata de alta performance. Fundadora da Escola Acrobática Maria Pendurada, participou de diversos projetos destacados, incluindo o Natal Luz de Gramado, o musical Chacrinha e a Bienal Intercontinental de Arte Indígena Ancestral na Colômbia. Seu trabalho inclui performances em produções como "Desvio" da Muovere Cia de Dança e "Tóin".

WhatsApp Image 2025-06-05 at 22.25_edite

Bailarina e Social Media

RAFAELA MACHADO

FOTO: Cris Lima

Graduada em Licenciatura em Dança na UFRGS,  desenvolve o projeto Curvas em Dança, abordando a estética corporal afirmativa, desde 2020. Iniciou sua carreira como professora e coreógrafa em 2009 no Ballet Vera Bublitz. Em 2019, ingressou na Muovere Cia no espetáculo Choking (versão2). Em 2020, tornou-se gestora de redes sociais na Agência Lampeja, adquirindo experiência em comunicação digital. Atualmente, administra redes de interesse da dança, incluindo a da Muovere Cia de Dança e Ballancet Escola de Dança, além do Curvas em Dança.

Foto em preto e branco de uma mulher branca de cabelos cacheados, usando uma blusa clara. Ela está levemente inclinada para trás e olhando para a câmera com um leve sorriso. Ao fundo, há plantas e objetos desfocados, sugerindo que a foto foi tirada em um ambiente interno, talvez uma sala ou varanda.

Produtora Executiva e Coordenadora de Elenco

GIULIA BAPTISTA

FOTO: Acervo Pessoal

Artista da cena, bailarina, produtora e operadora de luz e som, integra a Macarenando Dance Concept (Porto Alegre/RS) desde 2016. É licenciada em Dança e Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com atuação destacada na produção e operação técnica de espetáculos de dança e teatro. Recebeu o Prêmio Açorianos de Dança na categoria Ação Coletiva em 2021 junto com a Macarenando Dance Concept, o Prêmio Açorianos de Produção em Dança em 2024 e, em 2025, o Prêmio Olhares da Cena de Produção em Dança. Como produtora, participou de diversos projetos relevantes ao longo da última década. Entre eles, destacam-se as obras Abobrinhas Recheadas (2016), Dance a Letra... Caetano (2017) e Casa do Medo (2017), todas da Macarenando Dance Concept; além do espetáculo Desvio, da Muovere Cia de Dança, que integrou o circuito nacional Palco Giratório em 2024; o projeto TECHLAB, financiado pela Funarte em 2024; e os espetáculos Onde está Cassandra?, de Cassandra Calabouço (2023), e Peixes, com direção de Camila Vergara (2024). Em 2025, foi responsável pela produção da circulação do espetáculo Onde está Cassandra? no Rio de Janeiro, como parte da programação do festival Porto Alegre em Cena, totalizando 20 apresentações. Atualmente, integra a equipe de produção da 32ª edição do festival Porto Alegre em Cena, reafirmando sua atuação contínua e expressiva no cenário das artes cênicas contemporâneas.

Foto em preto e branco de uma mulher branca, de cabelos claros e curtos, agachada no meio de um corredor. Ela está usando uma camiseta de manga longa escura com estampa na frente, calça clara e tênis escuros. O fundo mostra um corredor com corrimãos dos dois lados e algumas luzes pendentes no teto. A pessoa olha diretamente para a câmera com expressão neutra.

Mediadora

CARINI PEREIRA

FOTO: Cláudio Etgesl

Artista das artes da cena, de grupos independentes, de boas lutas. Graduada em Dança pela UERGS, iniciou sua trajetória no grupo Batida de Rua, de Cachoeirinha e a carreira profissional em Curitiba/PR. Investiga movimentos experimentais apoiada nas práticas do Hip Hop Dance, Dança Contemporânea e abordagens da Educação Somáticas. Diretora do Grupo Art&Dança – Canoas. Diretora de Dança do Sated/RS. Vice-presidenta da Casa do Artista Riograndense. Sócia fundadora da Associação Canoas Coletivo de Dança, Secretária e produtora da Associação 7 Setor. Coreógrafa de comissão de frente e casal de mestre-sala e porta-bandeira, alem de atuar como jurada em festivais, parecerista e palestrante.

bottom of page