Time
Foto: Cris Lima
Jussara Miranda
Tecnóloga em Dança e Mestre em Inclusão Social, Jussara é Diretora da Muovere Cia de Dança de Porto Alegre há 35 anos.
Com certificação à dança teatro, técnica de dança moderna alemã e análise do movimento contemporâneo pelo Instituto Goethe Brasil/ Alemanha, atua nas áreas de criação, formação, capacitação, produção e de desenvolvimento de projetos sustentáveis e inclusivos.
Coreógrafa de carreira, o acervo artístico de Jussara é representado por quatro gerações de artistas colaboradores, parceiros e distribuidores, reunindo destaques e premiações à nível nacional e internacional.
Foto: Gui Malgarizi
Diego Mac
Diego Mac é multiartista, reconhecido por seu trabalho como diretor de dança e pela inovação na integração de dança com tecnologias 3D e blockchain. Com mais de 25 anos de experiência na área cultural, é doutorando em Artes Cênicas (UFRGS), diretor da Macarenando Dance Concept e da Muovere Cia de Dança. Seu trabalho foi premiado internacionalmente e destacado em eventos como o NFT.NYC e a Non Fungible Conference. Com mais de 40 peças de dança 3D criadas e participação em exposições globais, Diego é uma figura proeminente no cenário artístico contemporâneo.
Foto: Cris Lima
Joana Amaral
Joana Amaral é bailarina e facilitadora de LIBRAS com mais de 16 anos de experiência na Muovere Cia de Dança. Graduada em Educação Física e Psicopedagogia, possui especialização em Educação de Surdos. Além de compor o elenco, Joana atua como coreógrafa, ensaiadora e responsável técnica por oficinas como "TÓIN: Educandança", focada no estímulo da motricidade em bebês. Seu trabalho se estende também à educação, desenvolvendo projetos em diversas instituições de ensino.
Foto: Denauí
Denis Gosch
Denis Gosch é um artista versátil com 25 anos de experiência em teatro e dança, atuando como ator, diretor, bailarino, coreógrafo e produtor cultural. Bacharel em Interpretação Teatral pela UFRGS, participou de turnês pelo Brasil, MERCOSUL e Europa com companhias renomadas. Recebeu os Prêmios Tibicuera e Braskem de Melhor Ator, além de diversas indicações nos Prêmios Açorianos de Dança e Teatro. É membro da Macarenando Dance Concept e da Muovere Cia de Dança Contemporânea, além de coordenar grandes produções no Natal Luz de Gramado e já ter integrado a equipe de coordenadores de produção do Porto Alegre em Cena.
Foto: Acervo Pessoal
Nilton Gaffree Jr
Nilton Gaffree Jr é bailarino e Drag Queen com uma trajetória diversificada. Bacharel em Biblioteconomia, ele iniciou seus estudos em dança em 1993 e desde então integrou importantes companhias locais. Membro da Muovere Cia de Dança desde 2015 e do projeto Macarenando Dance Concept desde 2013, Nilton se destaca como bailarino e oficineiro. Além disso, desenvolve pesquisas como performer Drag Queen, dirigindo projetos e workshops para a comunidade LGBT.
Foto: Denauí
Didi Pedone
Didi Pedone, é bailarina e educadora corporal com vasta experiência em dança clássica e contemporânea. Graduada em Educação Física e especialista em Cinesiologia pela ESEF/UFRGS, é a única brasileira certificada a lecionar Axis Syllabus. Com 17 anos de experiência como instrutora de Pilates, Ana Claudia atua há 24 anos na Muovere Cia de Dança Contemporânea, recebendo prêmios como o Açorianos de Melhor Bailarina e Melhor Coreografia. Como pesquisadora, contribuiu com artigos em publicações sobre dança e educação somática.
Foto: Rogério Sobrado
Letícia Paranhos
Letícia Paranhos é artista, coreógrafa e diretora do n Amostra – Grupo de Pesquisa em Movimentação Contemporânea. Graduada em Educação Física e especializada em Dança e Consciência Corporal, possui formação em Ballet Clássico. Sua carreira inclui colaborações com renomados coreógrafos e diretores de teatro em Porto Alegre e além. Letícia também é professora de Dança Contemporânea e chair dance, além de integrar diversas companhias locais, incluindo a Muovere Cia de Dança Contemporânea e a Cia H.
Foto: Gosmma
Annita Brusque
Annita Brusque é uma artista com experiência em ginástica, dança e circo. Graduada em Educação Física pela PUCRS, atua como coreógrafa, professora, bailarina e acrobata de alta performance. Fundadora da Escola Acrobática Maria Pendurada, participou de diversos projetos destacados, incluindo o Natal Luz de Gramado, o musical Chacrinha e a Bienal Intercontinental de Arte Indígena Ancestral na Colômbia. Seu trabalho inclui performances em produções como "Desvio" da Muovere Cia de Dança e "Tóin".
Foto: Cris Lima
Luísa Dias da Rosa
Luísa Dias da Rosa é uma artista preta da dança, dedicada a ações afro-referenciadas que valorizam a ancestralidade e cultura preta. Mestra em Artes Cênicas pela UFRGS, desenvolveu projetos como o Laboratório de Movimentos Negros e atua como arte-educadora em dança e circo. Integrante de coletivos como o Corpo Negra e o Grupo Afro-sul Odomode, teve projetos aprovados em editais municipais, estaduais e nacionais. Com uma trajetória que inclui companhias como a Rui Moreira Cia de Danças e a Muovere Cia, Luísa destaca-se por sua contribuição à valorização da identidade negra na arte.
Foto: Cris Lima
Rafaela Machado
Graduada em Licenciatura em Dança na UFRGS, desenvolve o projeto Curvas em Dança, abordando a estética corporal afirmativa, desde 2020. Iniciou sua carreira como professora e coreógrafa em 2009 no Ballet Vera Bublitz. Em 2019, ingressou na Muovere Cia no espetáculo Choking (versão2). Em 2020, tornou-se gestora de redes sociais na Agência Lampeja, adquirindo experiência em comunicação digital. Atualmente, administra redes de interesse da dança, incluindo a da Muovere Cia de Dança e Ballancet Escola de Dança, além do Curvas em Dança.
Foto: Acervo Pessoal
Jack Garcia
Jack Garcia, desde 2019, lidera projetos culturais na Agência VamoDale combinando sua formação em Marketing, especializações em Pedagogia Social e Direitos Humanos com projetos culturais. Mais de 20 anos de experiência com festivais, turnês nacionais e internacionais, produções e marketing cultural. Editor do livro "BARROS386 - CRÔNICAS DE GARAGEM" e produções audiovisuais em colaboração com o History Channel e Ubisoft. Atua na educação social de alta complexidade e mantém articulações com o Grupo OPNI e Favela Galeria de São Paulo e com a produtora F1RE Records e o Instituto Cultural Torus de Porto Alegre.
Foto: Acervo Pessoal
Giulia Baptista
Giulia Baptista Vieira é uma artista versátil, atuando como bailarina, produtora, operadora de som, luz e gerente de comunicação em grupos de dança e teatro. Integrante do Macarenando Dance Concept desde 2016 e atualmente na Muovere Cia de Dança, Giulia é licenciada em dança pela UFRGS e possui mestrado em Artes Cênicas, com foco em Gesto e Midiatização. Ao longo de sua formação, participou de grupos de pesquisa e apresentou trabalhos em diversos eventos. Além disso, é professora de dança na escola CID, onde trabalha com crianças e adultos com deficiência. Sua atuação no setor cultural abrange dança, cultura pop, tecnologias e diversas produções.
Convidados
Foto: Daniel Diniz
Candice Didonet
Candice Didonet. Segunda geração Muovere. Artista do corpo. Pesquisadora e docente do Depto de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda em Estudos Artísticos na Academia Superior de Artes de Bogotá. Mestre e especialista em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Bacharel em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC/São Paulo.
Foto: Claudio Etges
Luciana Dariano
Luciana Dariano é uma artista da dança com uma vasta trajetória internacional e nacional. Sua formação em ballet clássico e dança contemporânea inclui mestres renomados e performances em prestigiadas companhias. Recebeu múltiplos prêmios ao longo de sua carreira, destacando-se como bailarina excepcional. Sua atuação abrange espetáculos em Paris, incluindo óperas e projetos de dança contemporânea. Além disso, é cofundadora da Cie LD'A - Linea D'aria, focada em produções para público infantil e adulto, e lecionou dança clássica e contemporânea em diversos centros culturais ao redor do mundo. Atualmente, continua sua jornada artística como bailarina, criadora e conselheira artística na Cie Allant Vers, sediada na França.
Foto: Jack Landau
Clarice Lima
Clarice Lima (CE/SP) é artista da dança. Seus trabalhos transitam entre a dança, performance e artes visuais, entre o público infantil e adulto. Sua trajetória é marcada por uma produção artística intensa. Participou de mostras e festivais de dança nacionais e internacionais. Sua formação inclui o Colégio de Dança do Ceará, Folkwang Hochschule, 50 Days Flying Low e Passing Through Costa Rica/ David Zambrano, Lote/ Cristian Duarte e é graduada em dança pela Amsterdam School of Arts/ MTD. Trabalhou com coreógrafos renomados, entre eles Jussara Miranda, no Ateliê de Coreógrafos Brasileiros em Salvador BA, 2006.
Foto: Acervo Pessoal
Marcela Reichelt
Marcela Reichelt é uma artista de dança radicada entre Brasil e Berlim. Trabalha também com toque de fáscia, o que alimenta seu conhecimento como artista e doula no processo de parto. Já trabalhou com a cia de dança Muovere e com o grupo Cena 11. Recentemente desenvolve a trilogia “Verlagen” e a parceria com Fernando Cabral em "The feelings project - Touch". Apresentou seus trabalhos na Neue Nationalgalerie Berlin, HKW, Uferstudios em Berlim, no Tanz Theatre Erfurt, na Bienal SESC de dança Santos e Campinas, Dança Expandida - CCSP, Centro Dragão do Mar, Primeiros Passos SESC Pompeia, Outras danças Funarte, Festival Internacional de Dança do Recife, Move Manaus, IV Interação e Conectividade - Dimenti entre outros.
Foto: Cláudio Etges
Alex Sander dos Santos
Alex Sander dos Santos é um renomado bailarino, coreógrafo, artista plástico e cenógrafo brasileiro, com uma trajetória internacionalmente reconhecida. Desde sua formação inicial em dança contemporânea, clássica e sapateado, passando por experiências em diversas companhias e projetos, até suas criações premiadas e colaborações notáveis, como na Cie A Fleur de Peau e na Cia LD'A-linea d'aria. Seu trabalho abrange desde espetáculos de dança contemporânea até incursões na dança barroca e na ópera. Em 2021, fundou a Cia Allant Vers, e o espaço cultural Caravane d'Art na França, consolidando sua presença tanto na cena artística internacional quanto na criação de novos projetos e espaços culturais. Alex compôs a segunda geração da Muovere Cia de Dança.
Foto: Carol Pires
Will Freitas
Ator e bailarino é técnico em Artes Cênicas pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna - Rio de Janeiro/RJ.
Iniciou seus estudos em dança em 2002 e, desde então, vem se especializando na linguagem do hip-hop freestyle e dança contemporânea, como bailarino, coreógrafo, pesquisador e professor. Pesquisa saberes empíricos e científicos relacionados ao movimento do corpo humano e ao desenvolvimento da expressividade autoral em processos de aprendizagem e artísticos.
Atualmente ministra aulas regulares de hiphop dance e trabalha como preparador corporal e direção de movimento. Seu último trabalho foi preparação corporal de Nivea Maria e Rainer Cadete para a peça teatral Norma, sob direção de Guilherme Piva. Will compôs a terceira geração da Muovere
Foto: Adriana Marchiori
Sandro Ka
Sandro Ka é artista visual e ativista LGBTQIA+. Professor e pesquisador (EBA/UFMG). Doutor e mestre em Poéticas Visuais (PPGAV/UFRGS), especialista em Gestão Cultural (SENAC/SP) e em Ética e Educação em Direitos Humanos (FACED/UFRGS). Desde 2003, realiza exposições individuais e participa de mostras coletivas, desenvolvendo produções nos campos da escultura, desenho, instalação e intervenção urbana. Em âmbito de pesquisa, possui interesse na área de Poéticas Visuais e nas articulações entre Arte Contemporânea e Produção Cultural, bem como nas relações entre Arte, Política e Sexualidade, com ênfase nas temáticas de Arte e Cultura LGBTQIA+. Sandro é colaborador da Muovere Cia desde 2008.
Foto: Acervo Pessoal
Antonio Rabadan
Formado em Tecnólogo em Moda e Estilo e Bacharel em Moda pela Universidade de Caxias do Sul, aprofundou seus estudos com um mestrado em Artes Visuais na Faculdades Santa Marcelina, explorando a interseção entre arte e moda. Recentemente, concluiu seu doutorado em Design Estratégico pela UNISINOS, com uma tese sobre metodologias de projeto. Atua como professor de Design na ESPM São Paulo e tem se destacado em moda, cenografia e figurino, área na qual recebeu múltiplos prêmios Açorianos e Tibicuera de Teatro, além de um prêmio internacional em Portugal pelo figurino de "Vanessa Quer Voar". Rabadan é colaborador da Muovere Cia. desde 2010.
Foto: Acervo Pessoal
Rita Aozane Bilibio
Como bailarina, fez parte da primeira geração da Muovere, participou em 1996 do Festival de Dança de Novo Hamburgo, com o primeiro lugar que possibilitou sua mudança para a Alemanha em 1998. Estudou na Universidade de Dança Folkwang Hochschule, sob a direção de Pina Bausch e mestrado em Tanzkultur V.I.E.W. na Sporthochschule. Com uma bolsa de estudos da Kunst Stiftung NRW, estagiou com as companhias Ultima Vez/Wim Vandekeybus, The Forsythe Company/William Forsythe e Cena 11/Alejandro Ahmed. Dançou como convidada com Sasha Waltz & Guests, com Pina Bausch, com The Forsythe Company, entre outros coreógrafos. Trabalha como coreógrafa em parceria com Damian Gmür, tendo criado recentemente BOLERO para o Tanztheater Pforzheim. Em 2013, foi designada professora de dança contemporânea na Palucca University of Dance Dresden, onde desde então vem ensinando para formação de futuros profissionais da dança.
Foto: Acervo Pessoal
Chico Pimentel
Francisco Pimentel nasceu em 02 de abril de 1965 e atualmente reside em Porto Alegre. Com 58 anos, é aposentado da Companhia Estadual de Energia Elétrica, onde contribuiu por 40 anos. Durante 12 desses anos, Francisco trabalhou no Centro Cultural Ceee Erico Verissimo, atualmente conhecido como Espaço Força e Luz, exercendo funções de Secretário, montador de exposições e curador. Teve um envolvimento significativo com as Artes Cênicas, especialmente dança, da década de 80 até o início dos anos 2000. Integrou a Muovere Cia. de Dança de meados dos anos 90 até início dos anos 2000, participando de obras: Para dois Nomes do Mundo, Let's, Deserto, O Baile, Casa Bild. Também se dedicou à criação de figurinos junto à companhia. Francisco é fluente em inglês, habilidade adquirida após seis anos de estudos na Escola Cultura Inglesa de Porto Alegre, e possui ensino médio completo. Atualmente, dedica-se ao estudo de Filosofia.
Foto: Acervo Pessoal
Luciane Coccaro
Bailarina (DRT 2121), antropóloga e professora adjunta de Dança na UFRJ, com doutorado em Ciências Humanas/Sociologia (UFRJ) e mestrado em Antropologia Social (UFRGS). Coordena o Projeto de Pesquisa Antropologia da Dança e o Núcleo de Pesquisa e Extensão de Samba no Pé Urbano Carioca (SaPUCa), focando na composição "Estados Corpóreos" e etnografias do feminino a partir da personagem Salomé. Foi bailarina na Terpsí Teatro de Dança e Muovere Cia. de Dança, recebendo prêmios como Açorianos de Melhor Bailarina (2000) e Fomento Fumproarte (2008). Em 2022, voltou aos palcos com a performance "Dura o tempo de um cigarro! Salomé!" e integra o coletivo CORPOESPAÇO.