Foto: Jack Landau
Clarice Lima (SP)
Clarice Lima (CE/SP) é artista da dança. Seus trabalhos transitam entre a dança, performance e artes visuais, entre o público infantil e adulto. Sua trajetória é marcada por uma produção artística intensa. Participou de mostras e festivais de dança nacionais e internacionais. Sua formação inclui o Colégio de Dança do Ceará, Folkwang Hochschule, 50 Days Flying Low e Passing Through Costa Rica/ David Zambrano, Lote/ Cristian Duarte e é graduada em dança pela Amsterdam School of Arts/ MTD. Trabalhou com coreógrafos renomados, entre eles Jussara Miranda, no Ateliê de Coreógrafos Brasileiros em Salvador BA, 2006.
Flying Low
No encontro de 2 horas, Clarice Lima apresentará a técnica de dança Flying Low (Voando Baixo) de forma teórica através de apresentação comentada e demonstrada, apontando sua origem, desenvolvimento e especificidades da prática de dança cujo foco é a relação do dançarino com o chão através de sequências coreográficas dinâmicas. Serão apresentadas referências e modos de aplicação, apontando um paralelo entre o Flying Low e o Passing Through, ambas as técnicas de dança criadas por David Zambrano (Venezuela/ Bélgica).
Passing Through
Durante os três encontros, Clarice Lima utilizará princípios da técnica de improvisação instantânea Passing Through (Passando Através) para propor uma prática de dança democrática e inclusiva, conectando todos os participantes no ambiente on-line de forma dinâmica, flexível, complexa e imprevisível.
Provocações Coreográficas
A natureza da criação em dança é o processo. O Efeito produzido pelo Contraste é o dispositivo, o gatilho proposto. Reações colaterais do movimento primário são algumas das provocações da coreógrafa e Diretora Clarice Lima para desenvolver e elencar protótipos coreográficos junto aos oficinandos. Trata-se de um conjunto de procedimentos para o levantamento de material coreográfico. o que o corpo pode imaginar?