PROMPT COREOGRÁFICO
Composição Coreográfica com IA
Diego Mac
)%20(13).png)
Foto: Reprodução Mídias Sociais
Vídeo Aula - Orientações e Tarefa
Local
Evento Online e Gratuito
LOCAL: via Vídeo Tutorial e Tarefa de Criação
Os trabalhos passarão por uma curadoria de artistas do projeto Muovere TechLab 3.6, e serão contemplados três trabalhos e seus titulares com o incentivo de R$ 500,00 (quinhentos reais) cada.
PERÍODO DE INSCRIÇÕES: de 17/12/2025 à 22/12/2025
LINK DA INSCRIÇÃO: https://forms.gle/iXUFzNchvDfGTqez8
RESULTADOS: 23/12/2025
Um chamado para criação artística, especificamente para processos de composição em dança atravessados pela inteligência artificial.
Mais do que uma convocatória formal, essa ação é uma provocação.
Uma chamada de colaboração entre artistas e a Muovere Companhia de Dança.
O que está em jogo aqui é uma experiência de criação coreográfica provocada por inteligência artificial generativa. A IA é abordada não como ferramenta técnica, mas como instrumento de invenção, como uma espécie de dramaturgista algorítmica e programadora de movimento.
Nesse processo, a IA é capaz de gerar desvios, associações inesperadas e camadas poéticas, permitindo investigar como o acaso digital se inscreve na fisicalidade do corpo e na materialidade da cena, expandindo o campo da criação em dança.
O ponto de partida temático da ação é o repertório de espetáculos da Muovere Companhia de Dança e a poética coreográfica de Jussara Miranda.
A proposta é realizar uma espécie de releitura de cenas e materiais dessas obras, a partir da interação entre o humano e a inteligência artificial.
Artistas e máquina são convidados a criar sequências e fragmentos coreográficos a partir de um diálogo contínuo com a IA, em uma dinâmica de prompt, resposta e experimentação.
A ação propõe, portanto, tratar a inteligência artificial como uma colaboradora poética no processo de criação coreográfica, lidando tanto com suas potências quanto com seus ruídos e limitações — tudo isso entendido como matéria artística.
Como funciona?
Os artistas devem utilizar as sinopses dos espetáculos da Muovere Cia de Dança como base para criar prompts coreográficos para a IA. A partir das respostas da IA — que podem vir em forma de comandos, tarefas, imagens mentais ou instruções — cada artista desenvolve sua própria coreografia.
O resultado desse processo deve ser registrado em um vídeo de 1 a 3 minutos.
Junto com o vídeo, os artistas devem enviar também os prompts utilizados e as respostas geradas pela IA, como parte do material do processo de criação.
Entre todos os trabalhos recebidos, três propostas serão selecionadas para receber um incentivo como forma de reconhecimento pelo trabalho artístico desenvolvido.
A seleção levará em conta os seguintes critérios:
• a qualidade e consistência da pesquisa coreográfica
• a forma como a inteligência artificial é integrada ao processo de criação
• a clareza do diálogo entre corpo, IA e proposta conceitual
• a originalidade da abordagem artística
• e a coerência entre processo, resultado e material enviado
Mais do que buscar resultados finalizados, essa ação valoriza o processo, a experimentação e a disposição para criar em diálogo com a máquina.
_20250509_004108_0002.png)



.jpeg)
).png)



