top of page

Tóin: Dança para a segunda Infância | Foto: Cris Lima

Tóin: Dança para a segunda Infância | Foto: Cris Lima

Tóin: Dança para Bebês | Foto: Cris Lima

Tóin: Dança para Bebês | Foto: Gui Malgarizi

Local

Teatro Oficina Olga Reverbel do Complexo Cultural Multipalco do Theatro São Pedro
Praça Marechal Deodoro s/nº

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Data & Hora

ESPETÁCULO TÓIN: DANÇA PARA SEGUNDA INFÂNCIA 

(Exclusivo para escolas públicas convidadas)

05/07/2024.

UMA SESSÃO
HORÁRIO: 14h30 (confirmar)

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE
INGRESSO: GRATUITO 

ESPETÁCULO TÓIN: DANÇA PARA BEBÊS

 

DATAS: 06 e 07 de julho de 2024.

TRÊS SESSÕES
HORÁRIOS: Dia 06/07 às 15h - dia 07/07 às 15h e às 16h30

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE
INGRESSO INTEIRO: R$ 50,00
INGRESSO MEIA: R$ 25,00 (bebês, crianças e categorias)

ESPETÁCULO TÓIN: DANÇA PARA SEGUNDA INFÂNCIA

Dedicado a crianças de 3 a 7 anos, Tóin: Dança para Segunda Infância dança a história de três personagens e seus amigos imaginários. 

 

A pesquisa partiu do estímulo do livro As Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino, revelando os “Marco Polinhos” que povoam o imaginário infantil. Gláucia de Souza, Maurilo Andreas, Eva Furnari, e Maria Amália Camargo ilustram a visão poética do espetáculo.

Heróis, robots, personagens de filmes e vídeos e histórias infantis atuais compõem a fantástica aventura vivida por Juju do Bigode Azul, R20 e Romieta e seus amigos de outros mundos. Diferentes, se encontram na bola encantada para brincar de dança, cada um à sua maneira.

 ESPETÁCULO TÓIN: DANÇA PARA BEBÊS

Concebido por Jussara Miranda, TÓIN foi criado a partir de uma ideia muito simples e inspiradora: utilizar a dança como brinquedo para bebês, seus pais, cuidadores e acompanhantes. Contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna MINC (2012), foi pioneiro no Brasil, ao utilizar a linguagem da dança em forma de espetáculo e dirigida ao público da primeiríssima infância. Desde então já circulou por quatro regiões do Brasil em Festivais, Encontros e programas com foco na pequena infância, participando em 2010, do Game para Bebês no Programa da Ana Maria Braga. 

 

Quatro são os personagens principais: Maria Flor, Ventania, Guria Papel e Sua Mola. Como as minhas Marias, comenta Jussara, Mariana, Maria Clara e Maria Eduarda foram inspiradas no amor, e também a Flor, ilustrada no curta-metragem de animação 3D. Já a Ventania nasceu de estórias contadas pelos bailarinos Denis Gosch e Joana Amaral ilustradas pelo livro Estranhas Histórias de Maurilo Andreas, de cuja divertida referência extraímos o conto “o menino que tirava gatos do nariz”. “La Meme Histoire (Dream Dance)"trouxe a leveza do encontro entre uma carta de amor e um destino desconhecido, revelando a fluência dos movimentos da bailarina Ventania. A Mola foi a ideia que deu início ao Tóin. Ela estica e quando solta faz tóin...tóin...tóin... 

 

A personagem Sua Mola é atrapalhada e muito a moda “zuzu”, a bruxinha de Eva Furnari e de Maurilo Andreas em Estranhas Histórias, é enrolada e travessa. (Silly Symphonies - The Skeleton Dance) inspirou os movimentos. Por falar em personagens, nada estranho quando um deles vira outro como a Ventania em Maria Flor, ou em Dona Varal, que é uma pessoa-cabide onde todos se penduram. TÓIN atende aos cuidados que os bebês merecem e necessitam, acolhendo-os como convidados especiais desde a recepção à interação, contando com ambiente climatizado, fraldário e mediação.

Mostra Repertório

Temporada Tóin

bottom of page